Deus nos ensina o caminho da prudência e da sensatez

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

          Deus não quer você endividado nem arruinado, Ele não o quer no prejuízo, mas você precisa colaborar com a graça d’Ele. Que a Palavra do Senhor nos ensine o caminho da prudência e da sensatez.

Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?” (Lucas 14, 28). 

A Palavra de Deus, hoje anunciada a nós, é um convite para fazermos o uso da prudência em nossa vida, tão necessária em todas às situações. Muitas vezes, “apanhamos” e levamos “arrastões” da vida, porque não sabemos fazer uso do bom senso, da ponderação e da prudência.
Não podemos dizer: “É Deus quem vai resolver para mim. Ele vai me dar!”. Ter fé é saber confiar, é saber esperar, mas a fé nos ensina também a termos juízo, a não nos aventurarmos a fazer uma coisa que não daremos conta de terminar; e isso vale para as situações cotidianas da vida. Se você deseja comprar alguma coisa, não seja um desvairado, não saia por aí gastando, comprando à vontade, sem depois calcular a sua real condição financeira.
Quantas pessoas estão “quebradas” nessa vida, porque lhes faltou juízo e prudência! Nós erramos uma vez, duas vezes, mas há pessoas que parecem querer errar a vida inteira!
Deus não o quer endividado nem arruinado, Ele não o quer no prejuízo, mas você precisa colaborar com a graça d’Ele. Ele o ajudará a prosperar, a ser melhor para que as coisas melhorem na sua vida, mas você precisa fazer uma coisa de cada vez. Invista naquilo que tem mais convicção, que tem condições de começar e terminar, porque não há nada mais insensato para um homem do que querer construir uma casa e não calcular quanto vai se gastar nela. Muitas vezes, pode até dizer: “Ah, vou começar e depois vejo quando termino!”. Era melhor ter um terreno vazio do que começar a casa e não sair do alicerce ou ficar somente nas paredes. Muitas vezes, a situação fica assim, porque faltou bom senso, faltou examinar qual era a verdadeira condição.
Quando eu digo construir uma casa, falo também sobre comprar um carro, fazer uma viagem ou todas as situações da vida que precisam de cálculos antes de serem decididas. Eu volto a dizer: Deus não quer você endividado, com a corda no pescoço, não quer ninguém batendo à sua porta e fazendo cobranças. Seja sensato, equilibrado e tenha juízo! Pode ser que algumas coisas tenham fugido de seus planos, e seja até fácil consertá-las, mas quem não mede as consequências dos seus atos pode pagar um preço muito alto por isso.
Que a Palavra de Deus nos ensine o caminho da prudência e da sensatez. Que tenhamos juízo e precaução em tudo aquilo que precisamos fazer em nossa vida!

Deus abençoe você! 

Fonte: Canção Nova

0 comentários:

Pesquisar neste Blog

Liturgia Diária

Liturgia Diária
Canção Nova

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson

Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba - Dom Delson
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes

A ARMADURA DO CRISTÃO

A ARMADURA DO CRISTÃO
Leia Efésios 6, 10-20

Conselhos do Papa Francisco

Oração de exaltação a Santa cruz

Como Retornar?

Como Retornar?
Dicas para voltar a ter intimidade com Deus

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Terço

Terço
Mãe da Divina Misericórdia

Mensagem

Reflexão

Frei Galvão

Frei Galvão
História

O Papa Francisco

O Papa Francisco
Vatican

Bíblia Católica On Line

Seja um Padrinho Vem Cuidar de Mim

Missa de Cinzas - Fotos

Missa de Cinzas - Fotos
Paróquia Menino Jesus de Praga

Mensagem

Mensagem
Monsenhor Jonas Abib

Ajude o Laureano

Campanha Vem Cuidar de Mim

Campanha Vem Cuidar de Mim
Assine aqui o abaixo assinado!

ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI
armaduradocristao@gmail.com

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Salmos on Line

Menino Jesus de Praga

Arquivos Obras Timbó